segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Machu Picchu

Aventuras aventuras, como näo! Estive em Machu Picchu ontem, que tinha outro nome em seu tempo... Há um encanto com o que fomos (me fazendo agora de filho adotivo de nossa América) e oque poderiamos vir a ser, mas ao mesmo tempo uma estranheza no compreendimento que os povos que construiram aquelas lindas cidades e templos também o fizeram sobre os templos de outros povos, que seu império expandiu como os árabes em realezas polígamas que transformavam outras culturas em suas próprias, que todo imperio é imperialista... aí, perde-se todo o romanticismo sobre aquela gente e seus Incas... mas ganha-se, ou digo somente pessoalmente, ganhei uma visäo comparativa de civilizaçöes: se ambos impérios Inca e espanhol fizeram genocídios, pode-se comparar a medida de adaptaçäo dos outros povos à cultura ''vencedora'', e ví mais vestígios dos outros povos pré Incas em suas ruinas que vejo agora destes todos em nossas igrejas católicas... vejo a melhoria de esgotos e eletrecidade (para alguns) que vieram com a contínua colonizaçäo européia, mas vejo agora a morte das centenas de espécies de milhos e batatas e outras plantas que os povos dos Incas criaram e recriaram em seus terraços. Aonde cheguei? Aonde estou chegando? Nesse vai e vem de histórias sobre histórias, de impérios sobre impérios, de culturas sobre culturas, fico até tonto como os que caminham sobre essas montanhas sem se adaptar ao ar fino... mas me encontro cada vez mas. Fui até um pouco mais irmäo latino dos portadores Peruano-Quechua naquela trilha classista de turistas romanticos... Aprendi mais sobre eles e sobre mim mesmo. E assim vou... Por el suelo agora, cada vez mais, e mesmo ciego, sigo. Seguirei. Estou contente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário