sábado, 13 de fevereiro de 2010

Paulo Octávio continua...

Na primeira versão to texto que escrevi sobre a prisão de Arruda, eu não mencionava a possibilidade de intervensão pelo Governo Federal. O “debate” considerado era somente entre manter Paulo Octávio como Governador até janeiro do ano seguinte, ou, prendendo também Paulo Octávio e todos os deputados distritais envolvidos (e deixando assim tanto o executivo quanto o legislativo incapacitados de assumir o cargo), deixar que o judiciário convocasse eleições extraordinárias – isso na véspera das eleições gerais.

Imediatamente após publicar aquela versão, minha atenção foi chamada por uma companheira que o STF poderia requerir intervenção pelo Governo Federal, com tom de que “Lula indicará um suplente” e isso será algo a celebrar. O STF até que se manifestou no dia seguinte para negar o habeas corpus de Arruda, mas está enrolando uma decisão sobre intervenção. Esta enrolação, agora se nota, vai durar até, no mínimo, o fim do carnaval.

Enquanto isso, Lula já pronuncia que uma intervenção seria feita com desânimo e sentimento de obrigação. Isso ainda sendo a “solução” de menos problemas colaterais para todos os que não tiram os olhos das eleições no fim do ano – e não cogitam uma eleição extraordinária de nenhuma maneira.

E enquanto isso, Paulo Octávio começa a usar a posição surrupiada de Governador para tentar amontoar embaixo de seus pés merda o suficiente para que ele continue sem afundar – pediu que todos os secretários colocassem seus cargos a sua disposição e iniciou uma ronda de todos os partidos com presença no Distrito Federal para tentar costurar uma base de apoio para um governo Frankenstein, uma perna pro PMDB e outra pro PPS, a mão esquerda pro PDT e a direita pro PSDB... seria um verdadeiro governo-zumbi, uma coisa morta e putrefata que, sabe-se lá por que magia negra, continua animando e assombrando o Palácio do Buriti.

Seria só mesmo “engraçado” que tal conjuração não poderia ser invocada com sucesso, mas o ridículo é que essa impossibilidade não se deve a contínua oposição do PT-DF, que levou para as cortes hoje, junto a CUT o PSB e a OAB, um pedido de impeachment de Paulo Octávio, muito menos a um “movimento popular” contra Paulo Octávio que não existe. A impossibilidade do governo-zumbi vem mesmo é, tãnãnãnããã! do bendito DEM! Rachados entre os “amigos do Arruda” e os “oportunistas” que só pensam em silenciar a expressão “Mensalão do DEM” que repercurte por toda a mídia duzentas e quarenta vezes por dia, o que resta desse partido demandou hoje que todos seus membros no Distrito Federal abandonem seus cargos até quarta-feira (17), não importando quem esteja (ou não esteja) no cargo de Governador.

Apesar de que Arruda já havia “saido de fininho” do DEM como mencionado antes, Paulo Octávio se mantinha, até ontem, como o presidente do DEM no Distrito Federal – cargo que ele largou hoje na tentativa de apasiguar os Demistas mais preocupados com a mídia que com “velhas amizades.” Mas ora, o recado para Paulo Octávio foi claro: se você quiser tentar se manter no cargo, terá de fazer isso por conta própria, pois nós não queremos nada mais com você!

E enquanto o PT-DF (junto com a CUT, o PSB e a OAB) entram com um redundante pedido de impeachment – um pedido, veja, que teria de ser recebido por uma Câmara Distrital entupida de Arrudistas que estariam ou presos também, ou tentando (até mesmo sem partido) se manter nos seus cargos apoiando Paulo Octávio e se segurando nas abas da saia dele – o DEM que agora quer se ver livre de Paulo Octávio e virar esta página da história se tornou o grupo mais vocal a favor da intervenção Federal!

Agora basta esperar os juízes terminarem de dançar seu samba e tomar suas cervejas de carnaval para que vejamos se um Paulo Octávio sem partido será o chefe de um gabinete de todos os partidos que se conformem com uma pastinha ou outra de um governo decrépito, na desculpa de que “temos que nos preparar para celebrar o aniversário de 50 anos de Brasília”; ou se alguem de fora será lançado pela mão de Lula, a pedido do DEM, em cima de um palanque para bendizer as mazelas da Cidade da Politicagem com clima de festa!

Como será lindo celebrar o meio século desta cidade – um espanto! – com seus até então Governador e Vice, além de uma cambada de deputados, assessores e outros do mesmo trêm da alegria, todos presos! Mas o grotesco será o Dilmismo no qual isso tudo estará vestido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário