sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

La Piramide e além!

Hoy fiz uma puta caminhada nas montañas ao norte de Cochambamba. Acordei cedo com o irmäo de Daniel, chamado Rodrigo, com quem estamos quedando de couch surf aqui em Cochabamba. Seu pai nos levou até a beira da cidade, já quase uns 3 mil metros, e seguimos subindo por várias horas mais.

Quando chegavamos já ao pé da tal montaña llamada el Piramide, já nao sabia se teria folego para subir toda... mas seguimos, chegamos ao topo, e de lá ví um outro pico, com uma rocha arrendondada, que seguia mais além da piramide. Descansamos um pouco neste primeiro pico e descidimos continuar até o próximo.... Logo que continuamos percebi que havia um terceiro pico entre a piramide e este outro arrendondado... Mascando coca, tomando agua e bolachas nos picos, seguimos de um para o outro, e depois o outro... escalamos as rochas to pico arrendondado, já a uns 4 mil metros fácil, e decidimos näo baixar ainda mas continuar...

Havia de lá mais três picos, seguindo do oeste à leste. Da piramide seguiamos direito ao pico do meio entre estes mais altos, e pensávamos baixar depois deste... subimos este outro pico, do qual já näo se vê mais da cidade de Cochabamba, escondido atrás da piramide... Chegamos ao topo, e nossa ruta planeada para bajar já se tornava täo íngreme que näo se podia descer... Duas alternativas: voltar por onde viemos, ou seguir deste pico para o outro a mais de 5 mil metros através das rochas que os ligavam, fazendo um crest da codilheira.

Chegamos ao segundo pico, e lá nos quedamos mais um tempo.... putz, que lindo é estar lá. Fotos nao foram tiradas, e bem por que nenhumas fotos poderiam realmente capturar a beleza daquele lugar, a altura em que estávamos, e a emoçao de ter subido tanto já em só umas 4 ou 5 horas. É uma experiência única que deve ser vivida pessoalmente para realmente poder aprecia-la.

Já depois começamos a descer do segundo pico para um passe, e de lá pelo braço leste do vale, oposto ao que tinhamos subido, contornando várias lagoas e riachos e cachoerinhas de montanha bellísimas! Bajamos forte até la laguna Wara Wara, wara significando ''vento'' em Quechua, e o lugar fazendo jús a seu nome. Lá tomamos nosso almoço, e sacamos que deviamos continuar a descer em um passo mais forçado, pois ainda haviam uns 10 kilometros para voltar, e já era entäo umas 4 horas...

Mas pra descer todo Santo ajuda, e foi fácil. Tomamos quase que uma linha reta, cortando a carretera que descia do lago, e cruzando até várias vezes la senda que bajava por dentro de las curvas de la carretera. Já cerco de las 6 y media, bajavamos hastá lo começo de la ciuidad... llegamos a las 6.45, y tomamos un taxi colectivo hasta lo valle de la ciudad...

Ducha, descanso, y depois um bom burrito alá fajitas, con mucha chela y alegria. Rodrigo dormiu des de que voltamos, e já nos buscou quando já tarde tinahmos saído, mas Daniel e Eliza me acompanharam, e encontramos alguns outros amigos depois do juego de Bolívar con un equipo cruçeño. Bolívar gaño dos a uno, e provabelmiente vá a gañar el campeonato nacional en los próximos juegos de la final. (Juegavan en Cochabamba por que havian empatado ya en los últimos dos juegos en La Paz y Santa Cruz).

Agora estou morto de cansado... foi um lindo dia. Estas montanhas säo as mais belas que tenho visto des das Rochosas no Colorado e Wyoming... Realmente incríveis. E a experiência de subi-las é até mais emocionante, pois näo levavamos os tradicionais equipamentos Coloradenses como mapa com altitudes, tarps, e first aid kits de medicamentos Europeus... ao invés levavamos o basico Andino: muita coca, agua, galletas, solo un abrigo cada, um canivete, päo y sardina. Nao há los guardaparques y no há rutas ciertas... solo se sube y baja por donde se puede, so no las carreteras y una senda en el final.

Pois mira, além da piramide, já nao se via nem ouvia a cidade... Já estavamos acima da tree line, já seguiamos nas supra-renais e coca mais que nas próprias pernas... Já miravamos abajo como condores, e já com aquela rocky mountain high de querer chegar ao próximo pico e querer subir ainda um pouco mais, e um pouco mais...!

E isso tudo gracias a el couch surfing. Realmente é o melhor modo de se viajar.

Ahora para los gringos que no compreenden nada de nuestras lenguas... pô, tem que se virar as vezes, né¿!

The mountains north of Cochambamba, in the Tunari National Park, are abso¡fucking!lutely gorgeous. It is an amazing challenge to hit 4 thousand meters and keep going, and it is amazingly ecstatic to bag not only one 5k+ peak, but from there to another right on the same stretch!!! Then down a mountain pass over a delicious cold cold Andean lake, and a straight line down along the opposite arm of the valley we went around. Reward: good food, local brew, and a priceless experience. Amen.