segunda-feira, 12 de abril de 2010

Justica para Oscar Grant, e outros contos policiais

Oscar Grant trabalhava como acougueiro em um supermercado no Leste da Baia de Sao Francisco, apos a festa de ano novo de 2009, tomando o trem de volta para casa em Oakland, na estacao do barrio mexicano de Fruitvalle, quando Oscar foi pego pela empresa policial da empresa Bay Area Regional Transportation (BART), a empresa de transportes regional da area da baia, que contrata esta empresa mercenaria para operar como forca policial em (e entre) todas as estacoes dos trens da BART em todos os municipios conectados.

O mercenario da policia BART Johannes Mehserle algemou Oscar, que ja se encontrava deitado de peito no chao da estacao, devido a acao de outros dois mercenarios, um dos quais, Anthony Pirone, que ajoelhou no pescoco de Oscar e o insultou racialmente (dizendo "bitch ass nigger"), e apos algemar Oscar, Johannes Mehserle se levantou, sacou sua pistola, e deu um tiro nas costas de Oscar - que morreu aquela madrugada.

Quase duas semanas depois, Mehserle e preso sob acusacao de executar Oscar. Ainda sem resultado, o julgemento que foi iniciado em outra parte do estado e deixado em pausa, sera somente continuado agora em junho deste ano. Enquanto isso, a forca policial fez uma ''vaquinha'' para pagar pela liberdade temporaria de Mehserle, $3 milhoes usd. Ele ja se mudou tres vezes, sob varias ameacas de morte.

A familia de Oscar ja recebeu uma duzia de milhoes de dolares em compensacao - mas os protestos violentos e pacificos que ocorrem des de entao, em conjunto com varios outros protestos contra brutalidade policial na baia de Sao Francisco, assim como em outras grandes areas urbanas na costa do Pacifico (Portland, Seattle) e outras partes do pais (Detroit, etc). Enquanto estiva la esta semana, houve uma mobilizacao em Sao Francisco demandando o afastamento de Anthony Pirone (quem insultou Oscar e participou de sua execucao), pois ele ainda se encontra livre, em licenca paga pela emprasa policial BART. Demandaram tambem o fechamento da emprasa mercenaria policial da BART comoum todo - empresas particulares nao devem conduzir forcas armadas.

O nivel e frequencia de brutalidade policial nos EEUU e' notavel, especialmente contra a classe trabalhadora, negra e hispana e imigrante. O nivel de resistencia tambem consolida um dos mais fortes elos das trabalhadoras na luta de classes. Muitas dessas pessoas sao anarquistas, e tomam um gosto particular pela confrontacao diretamente contra a policia, e sobre a existencia da policia. A ofensiva, no entanto, ainda assim e' anemica comparada aos movimentos de classe e nacao negras que existiam algumas decadas atras. Agora, a 'ofensiava' nao e' muito mais que uma mobilizacao para atrapalhar o transito, nem sequer ocupara para negociar demandas, e quando antes e maior, pouco mais organizada que uma 'riot', um quebra quebra e porradaria desvairada. E o pior e' que so quem vai preso, e quem morre, no final sao trabalhadoras e trabalhadores que ficam como que pegos inocentes no meio de uma troca de tiros...

Conversei bastante com um amigo nessa viagem...

Discuti bastante esta mobilizacao na qual ele tomou parte, e relacionei muito tambem com a 'levanta' (mobilizacao de gangue, na verdade) em Sao Paulo em maio de 2005 (se nao me engano na data);

;

falta cabeca,

,se paro para pensar..

..enquanto isso, tristemente, cabecas continuam

rolam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário