domingo, 4 de abril de 2010

Pois e...

Percebo que nao estive escrevendo, por que estive ate mesmo me encontrando com parte das pessoas para quem normalmente escrevo assim, aqui. Mas ainda assim, tenho agora tempo e calma em mente para escrever para ustedes tambem.

Viajar pelos eeuu e' uma experiencia bem interesante apos ter voltado por alguns meses a nossa terrinha. A primeira coisa que notei, ao sair do aviao em Miami, foi a predominante presenca da policia. Policia e automovel. Policia de automovel. Vei - a policia que existe sempre e em todo lugar por estas bandas, assim como as cameras nos bancos, predios, areas urbanas (para nao falar da internet e telefone) entra na cabeca das pessoas como por osmose atmosferica, e fica la alojada - policiando.

As primeiras duas semanas foram como ferias, visitando antigas mas sempre presente amizades, inclusive uma ex parceira quem nao tinha encontrado a mais de ano. Para que escrever aqui desses dias, dessas amizades? Sao em sua grande parte gente boa, gente bonita, gente contente e feliz, buscando la suas vidas. Algumas dessas amizades eu tento manter especialmente por que admiro seus projetos de vida e compartilho parte de nossos ainda - amigas e amigos assim, nunca perderei, atravez de anos e mares. Minha chaga santa e' viver assim, com partes de mim com pessoas espalhadas pelo mundo afora, de onde passei ate aonde so em sonho chegarei.

De la, fui e voltei por um fim de semana para Berkeley - aonde decidi ir estudar. Ja havia visitado a escola, cidade e regiao antes, entao decidi passar menos tempo la por agora. Fui, ao inves, mais tempo em seguida ao Texas e Michigan (passando pelo Colorado, aonde agora estou). Nesses dois outros cantos desta grande planicie central deste continente, exitem duas grandes universidades publicas: Texas A&M University e Michigan State University. A segunda, em particular, abriga um grande grupo de pesquisadoras e pesquisadores Brasileiros e que trabalham no Brasil (para este contexto norte-americano), e estive especialmente impressionado com a qualidade do programa de geografia la. No Texas, os dois professores especialistas no Brasil do departamento de geografia sao gente boa e providenciariam um bom trabalho se eu estivesse la, mas o resto da universidade e local nao providencia tantos recursos como Michigan State ou Berkeley. Texas, por sinal, justifica alguns preconceitos contra gringos (do estilo 'southern', 'sulistas') - o contraste entre Detroit ou Sao Francisco e qualquer parte de Texas fora de Austin e' particularmente chocante.

Detroit em particular foi um lugar que estou grato por ter visitado - uma cidade dita 'moribunda' pela falencia e abandono da industria automobilistica, afetada fortemente por anos de 'white flight', a 'fuga dos brancos' que largaram a cidade e criaram os suburbios ('suburbs' com a conotacao positiva de lugares tranquilos e bom de morar - fora da cidade) e agravada continuamente ate a decorrente crise imobiliaria nacinal - mas aonde encontrei muita gente boa com empenho e iniciativa de recriar a cidade melhor para quem la mora. Centros comunitarios, de saude alternativa, de alimentacao sadia, de cultura e consciencia livre, recebem uma gente sorridente, sempre com a mao em algum tipo de massa.

A comunidade com quem fiquei chama-se Fireweed, uma graminia nativa da peninsula de Michigan que forma predominantemente a flora local apos fogo, e conduzindo ao florecimento de todo o ecosistema em seguida. Essas mulheres, homens e criancas vivem nas 'piores' partes da cidade, aonde uma rua com 80 casas pode ter tao pocuas quanto 6 casas habitadas, retirando o entulho das casas e lotes, cultivando jardins comunitarios, e reconstruindo sustentavelmente casa por casa nas quais mais pessoas da comunidade possam viver. Um esforco admiravel.

Mas sao poucas essas pessoas, la, ca, em todos os lugares. Sao muitas que resistem, mas muitas que resistem sozinhas, e nao sabem quem nos machuca e contra quem devemos lutar. Aqui, lembra do policial na cabeca, veja a televisao, compre algo ou outro, tente se divertir enquanto trabalha, trabalha, paga conta, conta, conta...

Nenhum comentário:

Postar um comentário